acesso gratis

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Demissão de Adriano entra em pauta, mas é improvável. Zinho fica exposto

Diretor se desgasta sozinho com as indisciplinas do atacante. Justa-causa chega a voltar à baila, mas presidência teria de se posicionar. Ano é de eleição

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
464 comentários
Antes mesmo de faltar ao treino físico de terça-feira à tarde marcado para uma academia na Barra da Tijuca, Adriano já levara três advertências, o que dá ao Flamengo o direito de demitir o atacante por justa-causa, com base em cláusula contratual. Isolado e extremamente exposto no futebol, Zinho segura o caso como se fosse uma granada sem pino. Mas não vai explodir somente na mão do diretor. Qualquer decisão mais enérgica ou novas explicações sobre o destino do Imperador serão divididas com a presidente Patricia Amorim. Mas, até o momento, sobrou apenas para Zinho ter que se expor para desarmar a "bomba" Adriano, um caso sempre muito delicado por se tratar de um ídolo de grande parte da torcida.
Adriano no treino do Flamengo (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)Um dia após faltar pela quarta vez, Adriano sorri em treino do Fla (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)
Com a nova ausência, uma possível demissão entrou outra vez em pauta, não só no departamento de futebol, mas também em outros setores do clube. Entretanto, num ano com eleições presidenciais no Flamengo, qualquer ação pode gerar uma reação nas urnas e arquibancadas. Por isso, a tendência é que o futuro de Adriano só seja decidido ao término do contrato, no dia 21 de dezembro.
Zinho vive situação que remete à que foi enfrentada por Vanderlei Luxemburgo em 2011. Ao deixar o Roma, Adriano revelou seu desejo de retornar ao Flamengo. Quase todas as alas do clube eram contrárias à ideia, mas sobrou para Luxa o desgaste de ter que se expor para, repetidas vezes, dizer que o jogador não se enquadrava na filosofia de momento.
Após a mais recente falta, silêncio
Zinho, Flamengo (Foto: Pedro Kirilos / Agência o Globo)Zinho se desgasta com a condução das faltas de
Adriano (Foto: Pedro Kirilos / Agência o Globo)
Para a última terça-feira, ficou acertado entre médicos, preparadores e o próprio Adriano uma bateria de exercícios físicos em uma academia. Pouco antes do horário, o atacante teria ligado para um dos membros do staff para dizer que não compareceria. Nesta quarta, Zinho se mostrou extremamente contrariado com mais uma indisciplina. Depois de ter dado várias chances ao jogador, a paciência do dirigente chegou ao limite. E, novamente, ele teria que assumir sozinho as medidas e explicações.
Através da assessoria de imprensa, o dirigente disse que não se pronunciaria, não tinha o que falar sobre a nova ausência de Adriano.
Em duas outras situações, Zinho teve desgaste na condução do pós-faltas de Adriano: uma quando o jogador trocou o treino no Ninho do Urubu pela Vila Cruzeiro, e bateu seu carro numa moto; e outra, quando o diretor recebeu num sábado pela manhã SMS desconexas no seu celular com o atacante dizendo que não estaria presente nos treinos. Na ocasião, o jogador perdeu atividades em três dias.
Em entrevista ao repórter Eric Faria no início do mês, depois de uma das faltas, Zinho foi questionado sobre qual seria a consequência de uma novo deslize:
- Representa um término, né? - declarou o dirigente.
Estreia é uma incógnita
A participação de Adriano em uma das seis partidas restantes do Brasileirão é uma incógnita. Visivelmente fora de forma e acima do peso, o jogador poderia aparecer no banco depois de o time se livrar de vez do rebaixamento. Dorival Júnior, porém, defende a ideia de que só irá relacionar o jogador quando acreditar que não haja um exposição para o camisa 10.
Adriano já assinou três advertências desde que voltou ao Flamengo. Só isso já basta para a justa-causa, caso o clube assim queira, diz o contrato
- Primeiro, ele tem que se preparar, isso é o que conversamos desde o início. O Adriano não está parado apenas do período desde a cirurgia, faz quase dois anos que não joga uma partida completa, isso tem um peso muito grande. Não podemos colocar pressão em cima de um profissional que para nós seria fundamental se estivesse bem, preparado e treinado para jogar 10, 15 ou 90 minutos. Mas jamais vou expor um profissional em qualquer circunstância, independentemente do momento da equipe. Em primeiro lugar, está o lado profissional, o ser humano. Não vou fazer isso com o Adriano – disse Dorival, na última sexta-feira.
Advertências prontas no departamento de futebol
Depois das indisciplinas de Ronaldinho Gaúcho, o departamento de futebol do Flamengo tem advertências já prontas – com parecer jurídico do clube – apenas para serem assinadas pelo atleta que cometer algum erro de conduta. Seria a quarta de Adriano. E mais uma dor de cabeça para Zinho.
   Fonte: Globo Esporte

Fla anuncia reforço de Junior Baiano para duelo decisivo contra o Botafogo

Afastado do showbol desde o início do ano, zagueiro retorna ao Rubro-Negro para as fases finais do Torneio Rio-São Paulo, neste fim de semana

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
21 comentários
Atual campeão carioca e brasileiro de showbol, o Flamengo buscou reforços para a fase final do Torneio Rio-São Paulo, que acontece neste fim de semana, em Barra de São João (RJ). Depois de terminar a primeira fase na vice-liderança do grupo A, o Rubro-Negro terá novidades para a semifinal deste sábado, contra o Botafogo. A principal delas é o retorno do zagueiro Junior Baiano.
Junior Baiano showbol Flamengo (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)Junior Baiano enfrentará o Botafogo neste sábado (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)
Afastado do showbol desde o início do ano, quando assumiu a função de técnico do Santa Helena (GO), Baiano vem para reforçar o setor defensivo do Flamengo, que conta também com Emerson, André Cruz e Gelson Baresi. Capitão da equipe rubro-negra, o camisa 10 Djalminha elogiou o retorno do zagueiro.
- Junior Baiano é um jogador que impõe respeito ao adversário, um defensor que o atacante pensa duas vezes antes de partir para o drible. Além disso, trata-se de um jogador técnico, que ajuda a equipe na saída de bola e até nas chegadas ao ataque - afirmou.
Desligado do Santa Helena desde o fim de agosto, Junior Baiano tem um currículo vitorioso no showbol. Com três títulos cariocas, dois brasileiros e um Rio-São Paulo, o jogador retorna ao Flamengo para tentar a inédita tríplice coroa no showbol.
Júnior Baiano, técnico do Santa Helena (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ex-zagueiro estava trabalhando como técnico do
Santa Helena (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
- Estamos buscando isso, o que seria histórico. O primeiro passo já foi dado, que foi chegar à semifinal. Agora é manter o foco na reta decisiva - comentou Djlaminha.
Classificado como líder do grupo B, o Botafogo inspira todos os cuidados da equipe rubro-negra. Entretanto, para Djalminha, o favoritismo está com o time da Gávea, por causa do retrospecto mais vitorioso no showbol.
- O Botafogo fez uma boa campanha na primeira fase e está invicto. Só que a gente sabe que, quando o Flamengo chega a uma fase decisiva, é difícil de segurar. É com esse espírito que vamos para essa semifinal. O favoritismo é nosso, não podemos negar, mas temos que fazer por onde para confirmarmos isso - destacou.
O Flamengo vem para a semifinal com: Robertinho, Emerson, Junior Baiano, Maurinho, Piá, Fábio Baiano, Marquinhos, Gelson Baresi, Cleisson, Djalminha, Selé e André Cruz. Técnico: Ernesto Paulo.
Flamengo e Botafogo se enfrentam às 11h (de Brasília) deste sábado, no ginásio Isaque de Oliveira Ramos, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu (RJ). Antes, às 10h, jogam Fluminense e Corinthians pela outra semifinal. O SporTV transmite os dois jogos ao vivo.

Em 2013, Tite pode se tornar o 2º técnico com mais jogos pelo Timão

Técnico encerrará atual temporada com 197 partidas. Mesmo se fizer péssimas campanhas ano que vem, só ficará atrás de Osvaldo Brandão

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
16 comentários
Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Tite pode cravar ainda mais nome na história do
Timão (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)
A temporada 2013 cravará ainda mais o nome de Tite na história do Corinthians. Não só pela possibilidade de conquistar o segundo título da Taça Libertadores, mas também por números expressivos. De contrato renovado até 31 de dezembro do ano que vem, o gaúcho de Caxias do Sul se transformará no segundo treinador que mais vezes dirigiu o Timão se cumprir o novo vínculo até o fim.
Com duas passagens (entre 2004 e 2005 e desde de 2010), Tite acumula 189 partidas, em quinto lugar na relação de técnicos com mais jogos pelo clube. Somando as próximas seis rodadas do Campeonato Brasileiro e os dois confrontos que o Alvinegro fará pelo Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o treinador encerrará o ano de 2013 com 197, superando Nelsinho Baptista, com 192.
Para ultrapassar Amílcar Barbuy, terceiro, com 240, e Rato, segundo, com 257, Tite não precisará fazer nenhuma grande campanha com o Corinthians na temporada seguinte. Caso o Timão não passe da primeira fase do Paulistão (19 jogos) e da Libertadores (seis jogos) e dispute as 38 rodadas do Brasileirão, o treinador já subirá para 260.
Tite, porém, precisará de um longo período para roubar o primeiro lugar de Osvaldo Brandão. Bicampeão paulista (54 e 77) e tri do Torneio Rio-São Paulo (53, 54 e 66), o treinador comandou o clube do Parque São Jorge por 439 partidas. Caso mantenha a média de 73 jogos por temporada, o atual comandante necessitaria de mais quatro anos no cargo para superar Brandão.
TÉCNICOS COM MAIS JOGOS PELO TIMÃO
Oswaldo Brandão 439 jogos
Rato 257
Amílcar Barbuy 240
Nelsinho Baptista 192
Tite 189
 Unanimidade entre os dirigentes, o técnico tem respaldo para continuar mesmo se o nível do trabalho despencar em 2013. A saída dele durante a temporada é improvável. Somente o convite para dirigir uma seleção na Copa do Mundo, incluindo a brasileira, ou o chamado de um grande clube europeu poderiam alterar o quadro.
Em importância de conquistas, Tite lidera absoluto. Campeão brasileiro, assim como Nelsinho Baptista, Vanderlei Luxemburgo (duas vezes) e Antônio Lopes, ele entrou para a história ao buscar o inédito título da Libertadores. A partir do dia 12 de dezembro, no Japão, tenta repetir o feito de Oswaldo de Oliveira, que comandou a equipe campeã mundial em 2000.
Antes mesmo de embarcar para o Japão, o treinador já teve o retorno dos bons números. Ele e o Corinthians foram indicados aos prêmios de melhores da temporada da revista britânica World Soccer. Os vencedores serão conhecidos com votos de leitores, jornalistas e correspondentes.
- Eu me sinto muito orgulho por ser indicado. O Corinthians formou um grupo que está há dois anos junto e, por isso, foi campeão da Libertadores e do Brasil e vice do Paulistão - disse Tite.
  Fonte: Globo Esporte

Ao estilo centroavante, Zizao marca outro gol e ainda arrisca 'letra'

Após brilhar no treino de segunda-feira, chinês entra na equipe reserva nesta quarta, marca mais uma vez e ainda tenta lance de efeito

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Zizao Corintians (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)Zizao está bem à vontade nos treinos do Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians)
A estreia pelo Corinthians, contra o Cruzeiro, parece ter feito bem a Zizao. Depois de marcar três gols no treino de segunda-feira, o chinês voltou a se destacar. Ele marcou mais um para os reservas no coletivo realizado nesta quarta, no CT Joaquim Grava.
O oriental iniciou a atividade como opção para a equipe suplente, mas entrou cerca de 20 minutos depois na vaga de Adilson. O gol não demorou. Após um cruzamento da esquerda, o baixinho apareceu na área como um centroavante e desviou para as redes.
Os titulares venceram o trabalho em campo reduzido por 4 a 3. Guerrero, duas vezes, Paulinho e Martinez marcaram. Além de Zizao, anotaram Chiquinho e Guilherme para os reservas.
Após o treino coletivo, os atletas participaram de uma atividade de finalização. Zizao foi escalado pelo técnico Tite para efetuar os cruzamentos. Em um deles, arriscou uma “letra” para levantar a bola na área.
Apesar do destaque, o chinês dificilmente aparecerá em alguma das últimas seis partidas do Campeonato Brasileiro. O treinador corintiano quer utilizá-las para escolher os titulares no Mundial de Clubes. A única baixa do setor neste momento é Emerson, com um problema no joelho direito.
   Fonte: Globo Esporte

Ex-Timão ganha camisa do Chelsea de jornalista após vitória do Shakhtar

Destaque do Shakhtar e sonho antigo dos Blues, Willian fica surpreso com o presente recebido durante zona mista: ‘Foi uma situação até engraçada’

Por GLOBOESPORTE.COM Donetsk, Ucrânia
44 comentários
O meia Willian, do Shakhtar Donetsk, ganhou um presente inusitado na última terça-feira. Logo após ajudar o time ucraniano a vencer o Chelsea por 2 a 1, pela Liga dos Campeões, o brasileiro passou pela zona mista da Donbass Arena e foi abordado por um jornalista. Mas, em vez de “receber” uma pergunta, o ex-corintiano ganhou uma camisa dos Blues com o seu nome e um ponto de interrogação estampados no verso.
- Foi uma situação inesperada e até engraçada. Eu estava passando pela zona mista quando de repente um jornalista falando inglês me chamou e me entregou essa camisa dizendo que era um presente. Eu guardei a camisa, agradeci e fui embora – disse Willian, por e-mail, ao GLOBOESPORTE.COM, ressaltando que o repórter não se indentificou.
Vale lembrar que o Shakhtar recebeu três propostas do Chelsea por Willian em 2012, sendo a última em agosto, de € 25 milhões (R$ 67 milhões). Todas foram recusadas pela diretoria do clube da Ucrânia.
- Percebo que o fato do Chelsea ter se interessado em me contratar ainda é muito lembrado na Inglaterra, apesar da janela de transferências já ter se fechado - observou.
camisa Chelsea Willian (Foto: Divulgação)Camisa do Chelsea - oficial - dada de presente por um jornalista a Willian (Foto: Divulgação)
Na coletiva após o jogo, o técnico dos Blues, Roberto Di Matteo, foi questionado sobre a possível ida de Willian para o clube britânico, mas respondeu.
- Nós não comentamos este assunto. Por enquanto essa transferência não aconteceu, e é tudo o que posso dizer.
   Fonte: Globo Esporte

Primeiro jogo de projeto 'Túlio a Mil' deve ser no dia 28, no Engenhão

Clube aproveitará data reservada para segundo turno das eleições no Rio. Adversário não foi divulgado. Segundo amistoso também está encaminhado

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
25 comentários
Túlio Maravilha no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Túlio fez seu primeiro treino no Bota há mais de
um mês (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O presidente Maurício Assumpção informou nesta quinta-feira que o primeiro amistoso do projeto "Túlio a Mil" deve ser realizado no domingo, dia 28 de outubro, no Engenhão. O adversário ainda não foi divulgado. De acordo com as contas feitas pelo atacante, ele precisa marcar mais sete gols para chegar ao milésimo de sua carreira.
A data foi escolhida porque o dia já estava reservado no calendário para o segundo turno das eleições municipais, que não vão acontecer no Rio de Janeiro porque Eduardo Paes já foi eleito. No dia 27, o Bota enfrenta o Atlético-GO no Engenhão. Além do amistoso do dia 28, já há outro praticamente confirmado. Este seria fora do Rio de Janeiro.
Túlio tem demonstrado impaciência com a falta de jogos e não escondeu sua insatisfação com o fato de não ter sido inscrito no Brasileiro. A primeira partida do projeto seria contra o Tupi, em Juiz de Fora, mas acabou sendo cancelada.
A ideia do artilheiro é fazer o seu gol 1000 com a camisa do Botafogo em uma partida com o time principal no Engenhão.

15/10/2012 18h16 - Atualizado em 15/10/2012 18h16

Campeão brasileiro em 1995, Iranildo reforça o Botafogo no Rio-São Paulo

Sem clube desde o início do ano, meia-atacante é convidado pelo técnico Gonçalves para atuar na modalidade. Télvio, irmão de Túlio, é outra novidade

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
17 comentários
Integrante do elenco campeão brasileiro em 1995, Iranildo é a maior novidade do Botafogo para o Torneio Rio-São Paulo de Showbol 2012. Aos 35 anos, o jogador está sem clube no futebol profissional, o que motivou o convite do técnico alvinegro Gonçalves, que fará sua segunda competição como treinador. Além de Iranildo, o Glorioso também terá a estreia do ex-atacante Télvio, irmão de Túlio Maravilha, que, por muito pouco, também não integrou a lista de reforços botafoguenses para o Rio-São Paulo.
montagem Iranildo Brasiliense Flamengo Botafogo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Iranildo em três momentos na carreira: Brasiliense, Fla e Botafogo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
- Estamos levando jogadores mais jovens porque o nosso intuito é dar uma renovada na equipe. Para isso, convidamos o Edmar, o Iranildo e o Télvio. Queríamos contar também com o Túlio, mas, como ele está envolvido no projeto do Gol 1000, ainda não será dessa vez que iremos tê-lo no showbol - afirmou Gonçalves.
Motivado com o reforço de Iranildo, o treinador espera contar com o talento do jogador, que despontou para o futebol em 1995, no Botafogo. Apelidado à época de "Chuchu", o franzino meia-atacante teve importante papel na conquista, mesmo não sendo titular do time comandado por Paulo Autuori.
- A chegada dele vai ajudar muito à nossa equipe, pois trata-se de um jogador rápido, com muita condição técnica e bom poder de finalização. Creio que ele tem um estilo de jogo que se adaptaria facilmente ao showbol - destacou.
Iranildo e Dimba apresentados no Ceilândia (Foto: Carlos Vieira / CB / D.A Press )Iranildo e Dimba são apresentados no Ceilândia: rescisão
sem estreia (Foto: Carlos Vieira / CB / D.A Press )
Natural de Igarassu (PE), Iranildo viveu recentemente um imbróglio com o Ceilândia (DF). Depois de chegar ao clube brasiliense em janeiro deste ano, o atleta desligou-se dois meses depois da equipe, alegando atraso nos pagamentos. O Ceilândia foi o 12º clube da carreira de Iranildo, que teve passagens marcantes por Flamengo e Brasiliense.
O Botafogo está no grupo B, do Rio-São Paulo, que tem também Vasco, Corinthians e Palmeiras. Na quinta-feira, o Glorioso estreia contra o Alviverde às 18h30m, em Casimiro de Abreu (RJ).
- Acredito que o grupo está muito nivelado. Nossos três adversários são fortes e contam com jogadores conhecidos. Creio que a classificação será decidida nos detalhes.
O clube da Estrela Solitária inscreveu para o Rio-São Paulo os seguintes jogadores: Gabriel, Alemão, Edmar, Sidcley, Max, Possato, Julinho, Nilsinho, Télvio, Bruno Carvalho e Iranildo.
Confira os jogos do Botafogo na primeira fase:
18/10/12 (quinta-feira) - 18h30m - Casimiro de Abreu (RJ) - Botafogo x Palmeiras
20/10/12 (sábado) - 11h - local a definir - Vasco x Botafogo
21/10/12 (domingo) - 11h - local e definir - Corinthians x Botafogo
  Fonte: Globo Esporte

De olho no gol 1000, Túlio reestreia no Botafogo em preliminar no sábado

Artilheiro retoma projeto do milésimo gol no Engenhão, contra o Boavista

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
54 comentários
Depois de um período de incertezas e desânimo, Túlio finalmente vai dar início à jornada final em busca de seu milésimo gol. Neste sábado, às 15h30m (de Brasília), no Engenhão, o atacante vai comandar uma equipe sub-23 do Botafogo contra o Boavista. O jogo faz parte do projeto "Túlio a 1000: sete gols de solidariedade". Serão marcadas quantas partidas forem necessárias para o artilheiro alcançar a marca. Em suas contas, já marcou 993 vezes.
Tulio no treino do Botafogo gol 1000 (Foto: Wagner Meier / Agif)Tulio treina para reestrear pelo Botafogo: primeira partida finalmente marcada  (Foto: Wagner Meier / Agif)
Segundo o diretor de marketing do clube, Marcelo Guimarães, uma grande festa está sendo preparada para a volta do ídolo:
- Queríamos um jogo de estreia do Túlio que tivesse uma marca especial. Realizar uma rodada dupla na nossa casa era a oportunidade que esperávamos. Vamos reeditar na tarde de sábado as históricas partidas do futebol carioca quando os aspirantes jogavam em rodada dupla com o time principal.

A partida será preliminar do confronto do time principal com o Atlético-GO, às 18h30m, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A rodada dupla terá preços especiais, com valores que variam de R$ 10 a R$ 30.

Panorama: sete dos 12 estádios da Copa passam de 50% de conclusão

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília rompem barreira a menos de dois anos para o Mundial no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
559 comentários
O avanço nas obras da Arena Corinthians, que chegou a 52% de conclusão em setembro, determinou um dado importante na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Até o momento, mais da metade dos estádios do torneio passaram de 50% da obra total. Sete das 12 cidades já romperam a barreira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília.
O número poderia ser maior, mas houve nova mudança nas informações divulgadas pelo Atlético-PR sobre a Arena da Baixada, em Curitiba. O GLOBOESPORTE.COM faz um panorama mensal das obras da Copa desde outubro de 2011, com dados fornecidos pelos comitês de cada cidade-sede. No primeiro mês, o Furacão considerava a obra 50% pronta. A partir de abril deste ano, a conta mudou para 52%. Agora, com alterações no projeto inicial - com a inclusão, por exemplo, da instalação de uma cobertura retrátil -, o clube adotou 45%.
Obra da Arena Corinthians no final de setembro (Foto: Divulgação)Obra da Arena Corinthians chegou a 52% de conclusão no final de setembro (Foto: Divulgação)
Responsável pela obra mais adiantada, Fortaleza decidiu antecipar a entrega do Castelão para o próximo dia 15 de dezembro. O estádio cearense terminou setembro com 88% de conclusão.
Maracanã projeto cobertura Copa 2014 (Foto: Divulgação)Rio de Janeiro divulgou nova imagem do projeto
do novo Maracanã (Foto: Divulgação)
Se a situação em Fortaleza está adiantada, Manaus corre contra o tempo e divulgou que a data de conclusão da Arena da Amazônia será atrasada: a expectativa agora é que o estádio fique pronto apenas em dezembro de 2013, seis meses depois do previsto.
Em Brasília, o comitê local acertou a compra de 75 mil cadeiras que serão instaladas no Estádio Nacional Mané Garrincha por R$ 10.872.452,00. O secretário extraordinário da Copa em Brasília, Cláudio Monteiro, garantiu ainda que a arena será inaugurada em 31 de dezembro, mas reconheceu que o gramado só estará disponível em fevereiro de 2013.
O mês de outubro será fundamental para Recife e Salvador, que ainda aguardam definição da Fifa sobre a participação na Copa das Confederações no ano que vem. A entidade revelou que anunciará no início de novembro a tabela final do torneio, com ou sem as cidades. Mas, durante setembro, houve uma pista sobre a confirmação das sedes: as vendas oficiais de camarotes do torneio incluem as capitais de Pernambuco e Bahia, assim como as já confirmadas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.
   Fonte: Globo Esporte

Ministro Garibaldi Filho reforça campanha de Hermano Morais na reta final

Publicado por Wallace Maxsuel em Política | Quinta-feira - 25/10/2012 - 00:44h  |  Seja o primeiro a comentar
Para poder participar mais ativamente da reta final da campanha de Hermano Morais (PMDB), candidato a prefeito de Natal, o ministro Garibaldi Filho informou que obteve do Palácio do Planalto a dispensa do cargo por 48 horas (quinta e sexta-feira). Diante disso, ele aproveitou a quarta-feira para retornar à Natal, onde participou – no final da tarde – da #Caravana15, uma carreata que cortou diversos bairros da Zona Norte, começando pelo Conjunto Potengi, passando por Soledade II e finalizando no Santa Catarina.
Depois da carreata, Garibaldi participou ainda de duas reuniãos com lideranças comunitárias e moradores dos bairros das Rocas, Brasília Teimosa, Praia do Meio e Mãe Luiza. Durante as duas oportunidades, o ministro Garibaldi Filho solicitou o apoio de todos em nome de Hermano Morais. “Eu já fui prefeito de Natal, mas Hermano Morais, tenho certeza que vai ser o melhor Prefeito dessa cidade. Fui prefeito quando Aluísio Alves era ministro. Hermano vai viver algo semelhante. Ter o apoio de um ministro fez uma grande diferença na época. E hoje ele conta com o apoio de cinco ministros. Se vocês querem um prefeito que vai ter as portas abertas em Brasília, esse prefeito se chama Hermano Morais”, finalizou Garibaldi.
 1
 Fonte;Blog Wallace

Ministro Garibaldi Filho reforça campanha de Hermano Morais na reta final

Publicado por Wallace Maxsuel em Política | Quinta-feira - 25/10/2012 - 00:44h  |  Seja o primeiro a comentar
Para poder participar mais ativamente da reta final da campanha de Hermano Morais (PMDB), candidato a prefeito de Natal, o ministro Garibaldi Filho informou que obteve do Palácio do Planalto a dispensa do cargo por 48 horas (quinta e sexta-feira). Diante disso, ele aproveitou a quarta-feira para retornar à Natal, onde participou – no final da tarde – da #Caravana15, uma carreata que cortou diversos bairros da Zona Norte, começando pelo Conjunto Potengi, passando por Soledade II e finalizando no Santa Catarina.
Depois da carreata, Garibaldi participou ainda de duas reuniãos com lideranças comunitárias e moradores dos bairros das Rocas, Brasília Teimosa, Praia do Meio e Mãe Luiza. Durante as duas oportunidades, o ministro Garibaldi Filho solicitou o apoio de todos em nome de Hermano Morais. “Eu já fui prefeito de Natal, mas Hermano Morais, tenho certeza que vai ser o melhor Prefeito dessa cidade. Fui prefeito quando Aluísio Alves era ministro. Hermano vai viver algo semelhante. Ter o apoio de um ministro fez uma grande diferença na época. E hoje ele conta com o apoio de cinco ministros. Se vocês querem um prefeito que vai ter as portas abertas em Brasília, esse prefeito se chama Hermano Morais”, finalizou Garibaldi.
 1
 Fonte: Blog Wallace

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Da Assessoria do Ministério Público do Trabalho:

IRREGULARIDADES TRABALHISTAS PRATICADAS PELA DEL MONTE GERAM INDENIZAÇÃO DE R$ 1 MILHÃO

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) contra a empresa norte-americana de fruticultura Del Monte Fresh Producer resultou na condenação ao pagamento de R$ 1 milhão por dano moral coletivo, além da determinação de uma série de medidas para garantir o cumprimento de direitos trabalhistas e de normas de higiene, saúde e segurança no ambiente de trabalho. As obrigações foram estabelecidas na sentença proferida pelo Juízo da Vara do Trabalho em Assu, após comprovação das irregularidades existentes na produção de bananas realizada na região do Vale do Assu.
A ação, ajuizada em 2010, foi motivada por notícia publicada em jornal da cidade de Mossoró, dando conta de que a Del Monte estaria causando graves danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. Além disso, teve como base diversas fiscalizações realizadas ao longo de 12 anos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).
“Antes de propor a ação e durante o transcurso dela, o MPT tentou firmar termo de ajustamento de conduta com a empresa, para que ela promovesse as adequações necessárias ao cumprimento da legislação trabalhista, porém sem obter sucesso, uma vez que a Del Monte se recusava a acatar as medidas fixadas”, destaca o procurador do Trabalho Gleydson Gadelha, que assina a ação.
Dentre as irregularidades apontadas na ação, o MPT demonstrou a realização de jornadas excessivas de até 15 horas diárias e a existência de condições de trabalho insalubres, inclusive com exposição dos trabalhadores a agrotóxicos sem equipamento de proteção adequado, chegando a provocar intoxicações, conforme comprovam os depoimentos relatados no processo.
Uma inspeção judicial com a presença do MPT e dos advogados da empresa, realizada em 31 de julho de 2012, também constatou que diversas falhas verificadas em fiscalizações anteriores persistem até hoje, tais como: o transporte de trabalhadores em veículos que não oferecem a segurança adequada e a utilização de tração humana para carregar cachos de bananas que podem pesar até 40 quilos, quando o peso recomendável pela literatura médica é fixado em 23 kg, para levantamento e transporte manual de cargas.
Para a juíza do Trabalho substituta Aline Fabiana Campos Pereira, que assina a sentença e acompanhou a inspeção judicial, “no procedimento de tração das bananas, o burro é substituído pelo homem, em ação que tem valor simbólico representativo do modo como os trabalhadores são tratados na empregadora: como animais de carga,” ressalta. Dessa forma, a sentença reconhece que, mesmo após mais de uma década desde a primeira ação fiscal, inúmeras autuações e a propositura da ação, a Del Monte “alterou apenas aspectos mínimos da sua estrutura produtiva. Em geral, continua a ré deliberadamente descumprindo direitos trabalhistas e um vasto rol de normas de tutela de higiene, saúde e segurança,” conclui.
Para resgatar a dignidade dos trabalhadores lesionados, foi determinado à empresa norte-americana a obrigatoriedade do pagamento de R$ 1 milhão à título de dano moral coletivo, que devem ser revertidos para uma instituição beneficente a ser indicada oportunamente pelo MPT. Segundo a sentença, o valor atribuído também tem função pedagógica, uma vez que a Del Monte possui inúmeras ações trabalhistas na Vara de Assu, chegando a ocupar um terço da pauta das audiências naquele juízo.
O pagamento da indenização somente poderá ser exigido após o trânsito em julgado de sentença final condenatória, pois ainda cabe recurso contra a decisão de primeira instância. O número para acompanhamento da ação na Justiça do Trabalho é o 31800.42.2010.5.21.0016.
         FONTE:Thaisa Galvão