Em 2 de dezembro de 1817, adquiriu a posse de João Rodrigues de Lima das terras relativas à Fazenda Cachoeira, mais tarde denominada de Fazenda Pintos.
Em 1828, João Pinto Ferreira fez a demarcação do perímetro, que mais tarde faria doação ao patrimônio de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal.
Em 1848, Jaboticabal é elevada a Distrito de Paz.
Em 1857 a Assembléia Legislativa Provincial eleva o Curato de Jaboticabal à Freguesia. Trinta e nove anos após sua fundação, em 1867, Jaboticabal é elevada a categoria de vila, desmembrando-se de Araraquara.
Também neste ano, aos 7 de outubro, faleceu João Pinto Ferreira, sepultado no cemitério da Vila de Jaboticabal, atual Praça 9 de julho no centro da cidade.
Em 1868 é instalada a Câmara dos Vereadores e em 6 de outubro de 1894, a sede do município recebe foros de cidade.
Historicamente o município de Jaboticabal no ano de 1867 abrangia regiões de São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Araçatuba, Barretos, Catanduva, Novo Horizonte, entre outras, estando limitado pelos rios Mogi Guaçu, Grande, Tietê e Paraná. Desde então, Jaboticabal teve diversos desmembramentos. | Jaboticabal em 1879 |
Praça da República, atual Joaquim Batista e velha Matriz | |
Igreja Matriz, foto de 1879 |
Em 1872 a população local era de 5.269 habitantes. Em 1886, atingia 26.224 habitantes.
A primeira metade do século XX foi marcada pelo predomínio da imigração, com destaque para os italianos, portugueses, espanhois e japoneses.
Praça Centenário, atual Nove de Julho |
Esta fase do início do século XX foi a mais importante em termos econômicos, deixando marcos na arquitetura da cidade, apresentando casas e prédios públicos ainda em uso.
As indústrias de alimentação se destacavam regionalmente, juntamente com a cerâmica, fábricas de louças e olarias. Na década de 30, Jaboticabal tornou-se um importante centro regional, sendo conhecida como "Athenas Paulista" pela grande atividade cultural.
Com a decadência da cafeicultura ocorrida a partir da depressão dos anos 30, Jaboticabal enfrentou a estagnação econômica, perdurando até o começo dos anos 50.
Como mecanismo de reativação econômica, o município procurou diversificar sua lavoura, destacando-se o algodão, o amendoim, o arroz e o milho.
A partir dos anos 50, a cana de açúcar adquiriu importância crescente, transformando-se atualmente na principal atividade econômica do município, particularmente na produção de álcool e açúcar. Outra modificação importante ocorrida foi o êxodo rural.
Nos anos 50, 60 e 70, a população urbana representou 48%, 61% e 76% da população total do município, respectivamente, caracterizando uma intensa urbanização.
Origem do nomeA origem do nome deriva de um Bosque de Jabuticabeiras nativas, existente dentro do primeiro perímetro demarcado.
Jabuticabal, significa portando, bosque das jabuticabeiras. A origem da palavra jabuticaba é indígena (tupi), "iaouti kaua", fruto de que se alimenta o jabuti.
A palavra tem diversas variações: jaboticaba, jabuticaba, jabaticaba, jabotecaba e jabuticava.
Vista aérea de Jaboticabal em 1970 |
Etnias
Desde sua fundação, Jaboticabal sofreu declarada influência de elementos de origem portuguesa, vindos de Minas Gerais, aos quais se juntaram mais tarde consideráveis contingentes de italianos e espanhóis, bem como árabes e japoneses.
Aniversário da Cidade 16 de Julho. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário