acesso gratis

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atentados no Iraque matam pelo menos 57 pessoas e deixam outras 200 feridas

Foto Série de ataques a bomba provocam o caos em Bagdá, capital do Iraque, na manhã desta quinta-feira (22/12). Ao todo, foram mortos até o momento, 57 pessoas, sendo que outras 200 ficaram feridas. – Foto: Hadi Mizban/AP

Uma série de atentados sacudiu Bagdá, capital do Iraque, na manhã desta quinta-feira (22/12), deixando pelo menos 57 mortos e mais de 200 pessoas feridas, informaram agora a pouco, as principais agências internacionais de notícias.
  
Os ataques acontecem logo após a saída das últimas tropas de soldados norte-americanos do país, que aconteceu no último domingo (18/12), e mostra que os iraquianos ainda não estão preparados para lidar com o terrorismo interno.
  
Segundo o representante do Ministério da Saúde do Iraque, Ziad Tariq, o número de mortos deve aumentar nas próximas horas, à medida que as equipes de resgate consigam retirar os corpos das pessoas que ficaram soterradas sobre os escombros de prédios atingidos, que desabaram com o poder da explosão.
  
De acordo com as primeiras informações, divulgadas pelas principais agências internacionais de notícias, foram realizados 11 ataques hoje de manhã, em locais distintos da capital iraquiana, dificultando inclusive os trabalhos das equipes de resgate, do Corpo de Bombeiros e dos paramédicos.
  
Um porta-voz do Ministério do Interior do Iraque, general Adel Daham, disse agora a pouco, que as Forças de Segurança do país entraram de prontidão, e que os ataques foram realizados simultaneamente nas regiões Leste, Oeste, Norte e Centro de Bagdá, provocando caos e pânico entre a população local.
  
O Governo do Iraque emitiu um comunicado oficial à imprensa, divulgado neste momento, informando que esta “é a primeira onda de ataques coordenados no país após a retirada total das tropas dos Estados Unidos, e que já está sendo considerado o pior atentado em meses”.
  
Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a Justiça do Iraque emitiu uma ordem prisão contra o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashimi, que está sendo acusado de práticas de terrorismo contra os xiitas.
  
Segundo o general Adel Daham, o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashimi, está proibido de sair do país.
  
Os ataques de hoje, e a decretação da prisão de Tareq al-Hashimi, aumenta ainda mais a crise política no país, e faz com que a população iraquiana não acredite numa solução a curto prazo para resolver o embate político entre as diversas etnias, principalmente entre os xiitas e os sunitas.
 Fonte: Campo Grande Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário