acesso gratis

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Temporal atinge Minas Gerais e 19 cidades decretam situação de emergência

Foto Foto: Frederico Haikal/Jornal Hoje em Dia - Cortesia

As tempestades que tem atingido o Estado de Minas Gerais desde a última semana, já começam a causar estragos estruturais em muitos municípios mineiros, segundo as informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
  
De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil, o número de municípios que já decretaram situação de emergência subiu para 19 nas últimas horas, devido principalmente as inundações e alagamentos, provocados pelo transbordamento de rios, e também, por causa dos deslizamentos de terra.
  
A capital Belo Horizonte, também tem sido castigada pelas tempestades, as quais obrigaram o prefeito da cidade, Márcio Lacerda, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a publicar no Diário Oficial do Município (DOM), situação de emergência. A decretação foi feita na manhã do último sábado (17/12).
  
De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da Defesa Civil, o órgão ainda não recebeu os relatórios da Prefeitura de Belo Horizonte com os números atualizados de desabrigados e desalojados, e que somente após receberem esses dados poderão agir para amenizar o sofrimento dessas pessoas.
  
Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que continua chovendo forte na capital mineira, e que por causa de um principio de deslizamento de terra, duas faixas do sentido Vitória (ES) do Viaduto São Francisco, na região da Pampulha, tiveram que se interditadas na manhã desta segunda-feira (19/12).
  
O Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte tem recebido inúmeras chamadas, sendo que a maioria delas é devido a quedas de árvores e de muros. Também foram registrados deslizamentos de terra, inundações e alagamentos.
  
O Rio Arrudas (foto), localizado nas proximidades do Bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte, ameaça transbordar a qualquer momento. A Defesa Civil já começou a retirar as pessoas que moram em áreas de risco.
 
Uma das ocorrências as quais os bombeiros tiveram que atender com certa urgência, aconteceu na região Noroeste da cidade, onde um muro de arrimo desabou sobre cinco caminhões-guincho. Ninguém ficou ferido no incidente, mas segundo o proprietário, o prejuízo é de aproximadamente R$ 400 mil.
  
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou agora a pouco que as chuvas devem continuar sobre praticamente todo o Estado de Minas Gerais, e que haverá chuva forte em Belo Horizonte. Estão previstos temporais na Região Metropolitana da capital mineira, em Campo das Vertentes e na Zona da Mata.
  
Ainda segundo o Inmet, uma frente fria que se desloca do Sul do país deve atingir o Estado nas próximas horas, fazendo com que haja um declínio nas temperaturas.
Postada por AS DE OURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário