© Getty Images
O ano de 2011 foi marcado pelo planejamento e execução de uma série de projetos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O Comitê Organizador Local (COL) tem atualmente um efetivo de 65 funcionários em diversos setores responsáveis por planejar e operacionalizar o evento. Neste ano, foi trazido ao corpo diretor do Comitê um novo e ilustre membro, mestre dos gramados. Maior artilheiro das edições de Copa do Mundo da FIFA, Ronaldo Nazário de Lima passou a integrar o Conselho de Administração em 1º de dezembro e terá voz ativa nos processos decisórios.
No cronograma de preparação de diversas áreas-chave da organização da Copa do Mundo da FIFA e da Copa das Confederações da FIFA, 2011 foi um ano decisivo para definição e alinhamento de conceitos operacionais. Um dos instrumentos importantes para estes alinhamentos é a tabela de jogos, que foi anunciada em 20 de outubro na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça. Nessa mesma ocasião, foram divulgadas as sedes da Copa das Confederações da FIFA: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro, além de duas cidades aprovadas condicionalmente: Recife e Salvador.
Reunindo as sedes, o COL e a FIFA, seminários e estudos foram realizados em diversas áreas, como transportes e tráfego, gramados, marketing, fan fests, segurança, comunicação e voluntariado, além de várias reuniões de atualização e nivelamento. Esses conceitos puderam ser testados no Sorteio Preliminar, primeiro evento oficial para a Copa do Mundo da FIFA, que tomou conta da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, em 30 de julho. A preparação envolveu diversas áreas do COL e da FIFA. Modelos de organização e coordenação operacional de destaque internacional foram utilizados.
Na área de segurança, por exemplo, foi envolvido um aparato tecnológico de ponta, incluindo sensores de movimento e um Centro de Comando e Controle (CCC) com acesso em tempo real a imagens de satélite e câmeras estrategicamente posicionadas. O modelo do CCC foi considerado exemplar por especialistas em segurança e eventos e será reproduzido no Centro de Comando e Controle da cidade do Rio de Janeiro em 2012, podendo ser disseminado ainda para outras regiões do país.
Outros eventos permitiram a aplicação prática e vivência em ações operacionais específicas. O COL organizou e acompanhou a atuação da segurança privada nos amistosos entre Brasil e Holanda, em Goiânia, e Brasil e Romênia, em São Paulo, ambas em junho. Representantes do COL participaram também da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2011, que ocorreu de 8 a 18 de dezembro, e participaram como observadores da Copa do Mundo da FIFA Feminina, na Alemanha.
Passos decisivos foram dados na construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e a Copa das Confederações da FIFA 2013. As arenas estão tomando forma, algumas delas com as estruturas de arquibancada em montagem, fundações finalizadas ou em andamento e novas fases de execução. O COL mantém um monitoramento constante das obras e, em janeiro, foi inaugurado, na sede da entidade, um sistema de visualização em tempo real com 24 câmeras instaladas, duas por estádio.
Mas a Copa do Mundo da FIFA vai além das 12 cidades-sede. Neste ano, foram realizadas quatro importantes fases - duas janelas de inscrição e duas rodadas de avaliação - de possíveis Centros de Treinamento das Seleções (CTS). Os CTS, que serão a casa das 32 seleções nacionais participantes da Copa do Mundo da FIFA, podem ser localizados ou não nas sedes e são avaliados em dois aspectos: acomodação e campo. Uma série de visitas técnicas foi realizada por equipes da FIFA e do COL.
Até o momento, 24 estados estão pleiteando abrigar CTS, disseminando a preparação para a Copa do Mundo da FIFA pelo país. Os mais de cem candidatos a Campos Oficiais de Treinamento (COT) também foram vistoriados em 2011. Apresentações e divulgações realizadas pelas entidades sobre os CTS e os COT levam transparência a diversas cidades para padronizar o acesso a informações sobre o processo seletivo. No próximo ano, as inscrições continuam. Em 2014, as 32 seleções participantes da Copa do Mundo da FIFA farão as escolhas.
Já a sede do Centro Internacional de Transmissão (IBC) está definida. Este ano foi realizada uma seleção entre três candidatos - São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro - que entregaram suas propostas em janeiro. Visitas técnicas e análises detalhadas das propostas levaram à decisão final de montar o IBC no Riocentro, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante a segunda reunião do Conselho de Administração do COL/FIFA, em 28 de maio, na sede da FIFA em Zurique, na Suíça.
No final do ano, o COL esteve no congresso internacional de esportes Aspire4Sport, em Doha, no Catar, e na convenção global de futebol Soccerex, no Rio de Janeiro. Ambas foram realizadas no mês de novembro e contaram com estandes da Copa do Mundo da FIFA, informando os participantes e divulgando a competição e informações sobre o país e as cidades-sede do maior evento de futebol do planeta.
“Em 2011, tivemos o Sorteio Preliminar, uma oportunidade de as equipes do COL atuarem conjuntamente e de mostrarmos a capacidade do brasileiro em organizar e realizar os eventos da Copa do Mundo da FIFA. Definições importantes foram feitas. Temos a tabela de jogos, conhecemos e conceituamos projetos operacionais nas sedes e o planejamento foi ajustado com cada cidade. Essa integração é fundamental", avalia o presidente do COL, Ricardo Teixeira.
Sobre o estágio da Organização, o presidente do COL contextualiza: "Estamos em um momento-chave e precisamos nos concentrar em cada detalhe, continuar alinhando todos os projetos com as diferentes cidades, tanto de 2014 quanto da Copa das Confederações da FIFA 2013. Estamos somamos esforços para que o Brasil tenha a melhor Copa do Mundo da FIFA dos últimos tempos”, disse.
Fonte: FIFA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário