Três funcionários do departamento de segurança do trabalho apresentam eclética programação musical e passam mensagens aos operários
Ideia do departamento de segurança do trabalho, a rádio que funciona no canteiro de obras da arena do Timão tem programação 24 horas. Entre uma música e outra, mensagens aos colaboradores. Desde homenagens aos aniversariantes do dia até orientações sobre segurança, meio-ambiente e responsabilidade social.
– O principal objetivo da rádio é justamente fazer a comunicação das áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social aos nossos colaboradores. Elas são gravadas aqui em nosso estúdio, eu edito e as coloco no ar – explicou Antonio Zuchowski, gerente de sustentabilidade da obra.
O atrativo para os funcionários, no entanto, é a programação musical. O repertório, de responsabilidade de Almir Fontenele, técnico em segurança do trabalho, e Arnaldo Cambraia, engenheiro ambiental, é eclético. Vai do sertanejo ao pop rock, do axé ao funk, passando também por MPB e forró.
– Na hora em que os operários estão no vestiário, na área de descanso e no refeitório, nós procuramos organizar uma programação voltada para eles, com músicas sertanejas, axé e forró. São os estilos que eles mais pedem. Depois, para o pessoal do escritório, colocar MPB, pop rock – comentou Cambraia.
Arnaldo Cambraia, um dos locutores da Rádio Estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vai, Corinthians!Há, porém, operários que peçam música clássica. Como conta Antonio Zuchowski, surpreendido dia desses com o pedido de um dos colaboradores.
– O pessoal gosta mais mesmo de música sertaneja, axé, MPB... Mas outro dia eu fui surpreendido com um pedido de música clássica. A justificativa é que eles queriam uma música mais calma para o horário de trabalho – contou o gerente de sustentabilidade da obra do estádio do Corinthians.
Se a música é calma ou agitada pouco importa para o operário José Lima. Fã de barulho, ele só sente falta mesmo é do hino do Corinthians.
– Eu gosto de música. Fez barulho para mim é bom. Só não gosto muito de funk. Mas o restante eu adoro. Mas queria pedir para colocarem o hino do Corinthians para tocar aqui na obra, porque a maioria aqui é torcedor do Timão – solicitou.
Cambraia, Almir e Antônio, no estúdio da Rádio Estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Direto do túnel do tempoUm dos responsáveis pelo funcionamento da Rádio Estádio, Almir Fontenele tem experiência em comunicação. Quando tinha 19 anos, em Piracuruca, no Piauí, o agora técnico em segurança do trabalho comandava um programa musical na Rádio Sete Cidades. Ficou lá por um ano e meio. A mensagem entre uma música e outra é algo diferenciado, absorvido de maneira mais intensa e gratificante pelos colaboradores"
Almir Fontenele,
técnico em segurança do trabalho
técnico em segurança do trabalho
Satisfeito com a repercussão do trabalho da equipe na obra, Almir acredita que a música tem auxiliado muito a propagação das mensagens da rádio.
– Nós temos as nossas palestras para os funcionários, mas quando você coloca uma mensagem entre uma música e outra é algo diferenciado, absorvido de maneira mais intensa e gratificante pelos colaboradores. Certamente fica bem mais interessante para todo mundo – finalizou o técnico em segurança.
Presente em todas as áreas de convivência comum da obra e também em todos os computadores da rede interna, a Rádio Estádio não só tem programação musical e mensagens como também entrevistas. É comum profissionais da construção civil estarem na pauta, assim como ex-jogadores e celebridades que visitam o local.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário