acesso gratis

sexta-feira, 16 de março de 2012

24 horas no ar: Rádio Estádio agita obra do Corinthians em Itaquera

Três funcionários do departamento de segurança do trabalho apresentam eclética programação musical e passam mensagens aos operários

Por Leandro Canônico e Sergio Gandolphi São Paulo
Obras costumam ser barulhentas. Algumas vezes, ensurdecedoras. Não à toa, o uso de protetores auriculares é obrigatório na maioria das atividades. Mas aqueles que trabalham na construção da Arena Corinthians, em Itaquera, estão cada vez mais dispensando esse acessório. Tudo pela Rádio Estádio.
Ideia do departamento de segurança do trabalho, a rádio que funciona no canteiro de obras da arena do Timão tem programação 24 horas. Entre uma música e outra, mensagens aos colaboradores. Desde homenagens aos aniversariantes do dia até orientações sobre segurança, meio-ambiente e responsabilidade social.
– O principal objetivo da rádio é justamente fazer a comunicação das áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social aos nossos colaboradores. Elas são gravadas aqui em nosso estúdio, eu edito e as coloco no ar – explicou Antonio Zuchowski, gerente de sustentabilidade da obra.
O atrativo para os funcionários, no entanto, é a programação musical. O repertório, de responsabilidade de Almir Fontenele, técnico em segurança do trabalho, e Arnaldo Cambraia, engenheiro ambiental, é eclético. Vai do sertanejo ao pop rock, do axé ao funk, passando também por MPB e forró.
– Na hora em que os operários estão no vestiário, na área de descanso e no refeitório, nós procuramos organizar uma programação voltada para eles, com músicas sertanejas, axé e forró. São os estilos que eles mais pedem. Depois, para o pessoal do escritório, colocar MPB, pop rock – comentou Cambraia.
Rádio da Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Arnaldo Cambraia, um dos locutores da Rádio Estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vai, Corinthians!
Há, porém, operários que peçam música clássica. Como conta Antonio Zuchowski, surpreendido dia desses com o pedido de um dos colaboradores.
– O pessoal gosta mais mesmo de música sertaneja, axé, MPB... Mas outro dia eu fui surpreendido com um pedido de música clássica. A justificativa é que eles queriam uma música mais calma para o horário de trabalho – contou o gerente de sustentabilidade da obra do estádio do Corinthians.
Se a música é calma ou agitada pouco importa para o operário José Lima. Fã de barulho, ele só sente falta mesmo é do hino do Corinthians.
– Eu gosto de música. Fez barulho para mim é bom. Só não gosto muito de funk. Mas o restante eu adoro. Mas queria pedir para colocarem o hino do Corinthians para tocar aqui na obra, porque a maioria aqui é torcedor do Timão – solicitou.
Rádio da Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cambraia, Almir e Antônio, no estúdio da Rádio Estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Direto do túnel do tempoUm dos responsáveis pelo funcionamento da Rádio Estádio, Almir Fontenele tem experiência em comunicação. Quando tinha 19 anos, em Piracuruca, no Piauí, o agora técnico em segurança do trabalho comandava um programa musical na Rádio Sete Cidades. Ficou lá por um ano e meio.
A mensagem entre uma música e outra é algo diferenciado, absorvido de maneira mais intensa e gratificante pelos colaboradores"
Almir Fontenele,
técnico em segurança do trabalho
– Tive uma passagem rápida, mas inesquecível por uma rádio no Piauí. E agora que tenho essa oportunidade aqui em Itaquera, passa um filme na minha cabeça. Quando entro na cabine para gravar é como se eu estivesse em uma máquina do tempo – comentou Fontenele, empolgado com a Rádio Estádio.
Satisfeito com a repercussão do trabalho da equipe na obra, Almir acredita que a música tem auxiliado muito a propagação das mensagens da rádio.
– Nós temos as nossas palestras para os funcionários, mas quando você coloca uma mensagem entre uma música e outra é algo diferenciado, absorvido de maneira mais intensa e gratificante pelos colaboradores. Certamente fica bem mais interessante para todo mundo – finalizou o técnico em segurança.
Presente em todas as áreas de convivência comum da obra e também em todos os computadores da rede interna, a Rádio Estádio não só tem programação musical e mensagens como também entrevistas. É comum profissionais da construção civil estarem na pauta, assim como ex-jogadores e celebridades que visitam o local.
  Fonte: Globo Esporte
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário