acesso gratis

sexta-feira, 16 de março de 2012

Náutico faz 3 a 1 no Santa Cruz-RN e elimina joga da volta no Recife

Timbu e Gavião duelaram no estádio Iberezão na noite desta quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
 O Náutico seguiu o exemplo do rival Sport na Copa do Brasil e iniciou sua participação na Copa do Brasil 2012 com uma vitória por dois gols de diferença. Nesta quinta-feira, ao vencer o Santa Cruz-RN por 3 a 1 fora de casa, o Timbu eliminou a necessidade do jogo da volta no Recife e agora espera o ganhador do confronto entre Fortaleza e Comercial-PI, que jogam no próximo dia 21.

A partida entre Santa Cruz-RN e Náutico ocorreu no modesto estádio Iberezão, na cidade de Santa Cruz, distante 111 quilômetros de Natal e 239 km do Recife. Os gols da partida foram marcados pelo estreante César Marques, Auremir e Derley (aos 45 minutos do segundo tempo) e por Binho (pelos donos da casa). Com a derrota, o time potiguar se despediu prematuramente de sua primeira participação na competição.
Antes do confronto contra Fortaleza ou Comercial-PI, o Náutico entrará em campo pelo Campeonato Pernambucano. Na terceira colocação do Estadual, o time enfrentará o Ypiranga-PE fora de casa no domingo a partir das 16h. O Santa Cruz-RN também jogará no próximo domingo contra o ABC pelo Campeonato Potiguar.
Jogadores gol Náutico (Foto: Frankie Marcon / Ag. Estado)Náutico comemorou classificação na casa do adversário (Foto: Frankie Marcon / Ag. Estado)
Zagueiro abre placar para o Náutico

Para a estreia do Náutico, o técnico Waldemar Lemos armou o time no esquema 3-5-2, com Siloé e Doriélton no ataque. O modelo foi o mesmo adotado pelo Santa Cruz-RN, que tinha  em Binho e Zé Paulo os seus homens de frente. E Binho quase marca o primeiro gol da partida aos cinco minutos em uma indecisão da zaga e do goleiro do Timbu.

Jogando diante de sua torcida, o Santa Cruz-RN começou melhor a partida, impondo uma forte marcação individual aos atletas do Náutico e impedindo que os jogadores pernambucanos conseguissem avançar além do meio-campo. A história do jogo mudou aos 15 minutos, quando o lateral-esquerdo Jefferson cruzou para César Marques abrir o placar. O detalhe é que a partida desta quinta-feira marcava a estreia do jogador pelo Timbu.

Pouco depois do gol, o técnico Francisco Diá foi obrigado tirar Róbson, machucado, para promover a entrada de Geriel. A alteração não mudou muito o panorama do Santa Cruz-RN, que, apesar de marcar bem o Náutico, não conseguia chegar ao ataque e arriscar chutes a gol. Pelo lado dos visitantes, inoperância ofensiva também. Aos 22 minutos, Siloé chutou da entrada da área, mas a bola foi para fora.

O Santa Cruz-RN voltou a assustar aos 29 minutos quando Alexandre tentou surpreender o goleiro Gideão com um chute de fora da área. Aos 32 minutos, o autor do gol do Náutico perdeu uma bola na entrada da área e obrigou o voltante Elicarlos a derrubar o atacante Binho. Na cobrança, Léo Paraíba mandou a bola no canto esquerdo de Gideão, que já estava "vendido" no lance e tomou outro susto no jogo.

No fim do primeiro tempo, o Náutico ainda tentou chegar ao gol do Santa Cruz-RN com Doriélton e Siloé, mas o árbitro marcou impedimento nos dois lances envolvendo os atacantes alvirrubros. A etapa inicial foi até os 47 minutos, mas terminou mesmo com o placar mínimo.

Binho empata para o Santa Cruz-RN

Na volta do intervalo, o Santa Cruz deu a impressão de que não demoraria para empatar o jogo. Com um minuto de jogo, Binho mandou uma bola no travessão do goleiro Gideão. A resposta do Náutico veio logo em seguida com Dorielton. Aos cinco minutos, Binho apareceu novamente na área do Timbu, mas em vez de chutar para gol preferiu se jogar na tentativa de ganhar um pênatil. O árbitro entendeu o lance como simulação e deu cartão amarelo para o jogador potiguar.

Recuado em seu campo de defesa nos minutos iniciais do segundo tempo, o Náutico viu o Santa Cruz-RN promover uma blitz em sua área. O castigo pela falta de uma postura mais ofensiva não demorou a vir para os pernambucanos. Após uma sequência de escanteios, os donos da casa empataram a partida com o atacante Binho aos nove minutos.

Auremir garante Náutico na frente
Parecia que o gol tinha desnorteado o Náutico que continuou sem se encontrar em campo. Aos 15 minutos, o zagueiro Marlon vacilou e quase o Santa Cruz-RN vira a partida. Para sorte dos alvirrubros, o meia Eduardo Ramos apareceu e desarticulou a jogada. Mas antes que os donos da casa começassem a tomar gosto pelo jogo, o volante Auremir fez o segundo gol dos pernambucanos aos 16 minutos. Antes de balançar as redes, a bola ainda desviou em Danilo, do time potiguar.

Após o gol de desempate, as duas equipes mudaram jogadores. No Náutico, o técnico Waldemar Lemos tentou dar mais qualidade ao ataque tirando Dorielton e colocando Rodrigo Tiuí. No Santa Cruz-RN, saiu Léo Paraíba para a entrada de Douglas. Dessa maneira, o time potiguar deixou o esquema 3-5-2 e passou a jogar no 4-3-3, indo com tudo para o ataque.

Gol no fim do jogo
Waldemar Lemos - Derley - Náutico (Foto: Aldo Carneiro)Derley ajudou a classificar o Náutico
(Foto: Aldo Carneiro)
Aos 28 minutos, a vontade dos donos da casa quase se transforma em gol quando Zé Paulo passou por toda a defesa alvirrubra e tocou para Alvinho. O camisa 11 perdeu um gol feito para desespero da torcida. A partir de então, o Santa Cruz-RN ficou mais perto do gol de empate do que o Náutico do gol da classificação direta para a próxima etapa da Copa do Brasil.
Depois dos 30 minutos, novas mudanças nas equipes. Eduardo Ramos deu lugar a Phillip no Náutico e Foguete ocupou a vaga do atacante Binho no Santa Cruz-RN. Os jogadores que entraram, no entanto, não fizeram muita diferença no jogo. No fim da partida, aos 45 minutos, Derley marcou o terceiro gol e sacramentou a classificação do Timbu sem a necessidade da segunda partida.
 Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário