Jogador pede para que companheiros falem só em português com ele e quer ser chamado pelo apelido de Chui internamente
Zizao sofre para se comunicar com companheiros
(Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
Zizao completou uma semana de Corinthians nesta quinta-feira, mas ainda continua sendo uma grande incógnita. Se dentro do gramado o chinês teve algumas chances de mostrar que pode jogar, fora dele continua lutando para conseguir se adaptar ao Brasil e fazer amizades no elenco.(Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
Apesar da timidez e de conhecer muito pouco da língua, o meio-campista vem se arriscando no novo idioma. Nos momentos em que está com o grupo, pede aos companheiros para que eles falem sempre em português na tentativa de ganhar alguma fluência.
- No começo é difícil. Falo por experiência próxima. Quando cheguei ao Japão fiquei perdido porque não sabia o que fazer. Nós brincamos e ele fica meio perdido, acha que sempre estamos falando dele. Mas o grupo do Corinthians é bom e o acolheu muito bem – disse Danilo.
Zizao, aliás, se transformou apenas no nome em que ele usará no uniforme. Internamente, o chinês pediu para ser chamado de Chui, apelido dele, como revelou em sua apresentação, semana passada, no Parque São Jorge.
- Eu o chamo de Chui. Ele pediu e o nome dele também é bastante difícil. Ele arrisca algumas coisas em português. Nós tentamos trazê-lo para o nosso lado para se dar bem conosco – contou o volante Edenílson.
Em campo, Zizao mostra que está ansioso para atuar, mas precisará de paciência. Nesta quinta-feira, o jogador acompanhou todo o primeiro tempo do treino sentado no banco de reservas. Quando a parte inicial acabou, o jogador pegou uma das bolas e foi a campo, imaginando que entraria. Entretanto, pouco depois, foi comunicado pelo auxiliar Cléber Xavier que faria apenas um trabalho de finalização no campo ao lado.
O técnico Tite quer todo o cuidado possível com o reforço oriental. O treinador só irá colocá-lo em ação depois que ele passar por um processo de recondicionamento físico, já que participou apenas de partidas de futsal em 2011. A expectativa é de que, em breve, o jogador seja escalado em alguns jogos-treinos contra equipes da base ou adversários de menor expressão.
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário