acesso gratis

sexta-feira, 9 de março de 2012

João Paulo lembra de derrota em 88: ‘Guarani era superior ao Corinthians’

Ponta esquerda na campanha do vice-campeonato paulista, craque diz que elenco do Bugre tinha a certeza que seria campeão contra o Timão de Viola

Por Murilo Borges Campinas, SP
Corinthians e Guarani voltam a se enfrentar neste sábado, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista. Apesar de não serem considerados rivais, o confronto já teve alguns jogos marcantes em sua história. O maior deles, sem dúvida, foi a final do Paulistão de 1988. Este jogo, por sinal, ainda está entalado na garganta de uma das estrelas bugrinas naquela decisão: o ex-ponta esquerda João Paulo. Quase 24 anos depois, o craque parece não acreditar que o Bugre não foi campeão.
- A gente tinha certeza absoluta de que ia ganhar do Corinthians. Não acreditávamos que podíamos perder aquela final. Era mais fácil do que vencer o São Paulo, que tinha um timaço no Brasileiro de 86. Naquela final, nós éramos melhores que o Corinthians – disse o ex-jogador, hoje com 47 anos, que era uma das estrelas daquele jovem time do Guarani, que contava ainda com o meia Neto (futuro ídolo do Timão) e Evair (um dos maiores atacantes da história do Palmeiras).
Para João Paulo, a final poderia ter sido decidida ainda no primeiro jogo. No Morumbi, o Guarani abriu 1 a 0 com um golaço de bicicleta de Neto, com a perna direita. Édson empatou para o Timão e levou a decisão para o Brinco de Ouro. No tempo normal, os times empataram sem gols. Coube ao então jovem Viola, aos quatro minutos da prorrogação, fazer o gol do título alvinegro.
- Eles fizeram o gol na única oportunidade que tiveram. O Corinthians queria levar o jogo para a prorrogação. Tanto que só arriscaram no final e seguraram o jogo o máximo possível. O Guarani foi melhor no Morumbi. Fizemos 1 a 0 e era para ser dois ou três. Perdemos muitos gols lá. Viemos muito confiantes e perdemos o título.
Artilheiro daquele Campeonato Paulista, com 19 gols, Evair acredita que a inexperiência do Guarani pesou na hora de decidir o título. O time, lembrou o ex-camisa 9, havia sido vice-campeão brasileiro dois anos antes, mas o grupo ainda era muito jovem e não soube lidar com a pressão de conquistar o Estadual.
- Talvez a juventude tenha nos prejudicado. A falta de experiência em um jogo desses é fatal. Pode ser um dos motivos. Tínhamos feito uma final antes, mas éramos jovens, não tínhamos aquela experiência que é necessária em um jogo desses. Aquele time foi quase todo formado na base do Guarani – lembra o ex-jogador, que não lembra com tanta mágoa daqueles 90 minutos.
- Foi uma final truncada, com poucas oportunidades. Acabou que o Guarani sofreu um gol no final e não conseguiu reverter.
Atualidade
A situação do confronto deste sábado é bem diferente. Para começar, não vale título. Além disso, o Corinthians jogará com uma equipe reserva, poupando os titulares para o jogo da Copa Libertadores no meio de semana. Por tudo isso, João Paulo acredita que o Guarani – que conta com o retorno dos titulares – pode arrancar pontos no Pacaembu. Entre suas apostas, estão o meia Danilo Sacramento e o atacante Fabinho.
Fabinho participa de treinamento do Guarani no Brinco de Ouro (Foto: Rodrigo Gianesi / Globoesporte.com)Fabinho participa de treinamento do Guarani no Brinco de Ouro (Foto: Rodrigo Gianesi / Globoesporte.com)
- O Corinthians vai poupar vários jogadores e dá, sim, para tirar pontos no Pacaembu. Apostaria no Fabinho e no Danilo. Um é meia de qualidade e outro, um atacante rápido nas pontas. O Fabinho vai para cima do adversário e o Guarani depende muito dele. Quando ele está bem, o time cresce.
As duas equipes duelam neste sábado, às 18h30, no Pacaembu. O Corinthians é o líder do Paulistão, com 29 pontos, enquanto o Guarani está em sexto lugar, com 22.
  Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário