acesso gratis

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Com envergadura de Phelps e Cielo, Cássio vira 'paredão' para semifinais

Distância entre os braços do gigante é quase a mesma dos campeões olímpicos da natação. Em seis jogos como titular, ele sofreu só um gol

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
147 comentários
O gigante do Corinthians ficou ainda maior na batalha que colocou o clube nas semifinais da Taça Libertadores depois de 12 anos. Na maior chance do Vasco, Cássio cresceu como uma parede, evitou um gol cara a cara e abriu caminho para a classificação do Timão. Diego Souza parece ter feito o mais difícil depois de partir livre do meio de campo, mas, se serve de consolo, as incríveis medidas do Frankenstein da Fiel comprovam o quanto é difícil superá-lo embaixo das traves.
Com a felicidade contida pela timidez, o goleiro recebeu o GLOBOESPORTE.COM no CT Joaquim Grava para mostrar que a altura pode fazer toda a diferença. O 1,95m deu a Cássio uma envergadura impressionante. Com os braços abertos, ele tem nada menos que 2,05m. Se descontarmos os 7,32m de comprimento que tem a meta, os adversários terão 5,27m “livres” para marcar. Já com os braços para o alto, ele atinge 2,55m, 11cm a mais que a medida oficial determinada pela Fifa.
– Isso é bom. Quanto maior, melhor para ajudar o Corinthians a conseguir os objetivos. A altura me ajuda bastante, é um ponto positivo. Quando você pensa que o gol já está feito, aparece um braço ou um dedo e ajuda a tirar a bola – afirmou.
Diego Souza que o diga. Na última quarta-feira, o meia-atacante do Vasco recebeu de presente uma bola de Alessandro, disparou sozinho por quase metade do gramado e chutou rasteiro no canto. Apesar da altura, Cássio conseguiu cair rapidamente para o lado esquerdo e, com um leve desvio, mandou a bola para a linha de fundo. O silêncio que tomou conta do Pacaembu por alguns seguidos se transformou em explosão e euforia.
– No primeiro momento, pensei que poderia dividir com ele, mas vi que ele veio rápido e decidi esperar. Aproveitei minha envergadura para aguardar ao máximo a definição dele e ir até a bola – explicou.
O espaço entre os braços de Cássio é tão grande quanto de astros do esporte mundial. O nadador americano Michael Phelps, dono de oito medalhas olímpicas, tem 2,03m de envergadura (1,93m de altura). Já o campeão olímpico e mundial César Cielo possui 2,08m (1,95m). Eles, porém, ainda estão abaixo do astro da NBA LeBron James, dono de 2,13m (2,03m).
– Não sabia disso, não – surpreendeu-se o goleiro.
Em fases cada vez mais decisivas na Libertadores, Cássio pode ganhar ainda mais destaque nos pênaltis, nos quais vem mostrando desenvoltura nos últimos treinos. Ele possui a mesma altura do ídolo corintiano Dida, outro que ganhou notoriedade nas cobranças. Herói do Chelsea na final da Liga dos Campeões, Petr Cech está um centímetro acima deles. Não por acaso, vem sendo chamado de "Petr Cássio" nas redes sociais. Nada, contudo, se iguala ao goleiro belga Kristof van Hout, do K.V. Kortrijk-BEL, de 2,08m de altura.
Cássio, goleiro Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cássio, o gigante do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Apesar da vantagem sobre os adversários, o goleiro também enfrentou problemas contra os cariocas. Em um dos últimos lances do jogo, saiu errado pelo alto e quase permitiu que Romulo empatasse. Antes disso, ao tentar interceptar um cruzamento, se chocou com Danilo e caiu no gramado quase desacordado.
– Eu não tinha apagado, mas estava zonzo pela pancada. Nisso chegou o Fábio Santos me dando tapas no rosto para acordar (risos).

Depois de seis jogos como titular e apenas um gol sofrido, Cássio vai conquistando a confiança de torcida, diretoria e comissão técnica. Mais do que encontrar um novo ídolo na posição, os alvinegros sonham também com segurança para a reta final na busca pelo título mais importante das Américas.
– Eu estou muito feliz pelo trabalho, que não é só meu. Se eu for campeão, vou poder dizer que cheguei com a mão direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário