Muitos sindicalistas e funcionários públicos esperavam novidades na leitura anual da Governadora na Assembleia, mas foi citado apenas alguns detalhes.
“Com responsabilidade e rigor, equacionamos, no limite das nossas possibilidades, as demandas salariais do funcionalismo, sem perder de vista o interesse global de mais de cem mil funcionários, nem o interesse coletivo de mais de três milhões de potiguares. Mesmo quando isso acarretou desgaste político momentâneo, agimos sempre de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. Atendemos o que era possível e negociamos com transparência”, disse Rosalba.
Sobre pagamento de gratificações ou futuros aumentos salariais a governadora silenciou, mas tentou explicar os cortes aplicados em 2011. “Esse passado [Governo Wilma/Iberê] ainda pesa sobre o Rio Grande do Norte. Pesa muito mais sobre o governo, que teve a coragem de tomar medidas impopulares, porém necessárias, para assegurar o cumprimento das suas obrigações. Tomamos as medidas necessárias para reconduzir o estado à normalidade. Cortamos despesas, reduzimos o custeio, estancamos privilégios fiscais descabidos, diminuímos as despesas com cargos em comissão; tivemos de limitar gratificações e de fazer ajustes profundos para garantir a governabilidade e que nenhuma medida que implicasse em demissão de servidores fosse adotada – risco que correu, e ainda corre, vários estados da nação”, explicou Rosalba.
Os oposicionistas da Governadora engoliram calados as críticas, mas entre si conversavam sobres as pesadas críticas que a Governadora dispensou aos seus adversários.
Na tarde da quarta-feira (15), a governadora Rosalba Ciarlini esteve na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para fazer a leitura da Mensagem Anual do Governo do Estado. Antes da sessão solene, a Governadora foi ao Palácio Potengi, onde encontrou Secretários de Estado e auxiliares da Administração Indireta. No local, eles conversaram sobre metas e planos de cada entidade para 2012.
Em seguida, Rosalba Ciarlini seguiu acompanhada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, até a Assembleia Legislativa. Recebida com honras, a Governadora caminhou, junto com o presidente da AL, deputado Ricardo Motta, até a sala da Presidência. Lá, ela conversou com demais deputados e autoridades do Poder Judiciário para, então, ir até o Plenário fazer a leitura da Mensagem Anual do Governo do RN.
A governadora Rosalba Ciarlini iniciou a leitura da Mensagem Anual dizendo que, em 2012, começa a administrar o estado com um orçamento planejado. “Trago o otimismo de que será um ano muito melhor para o RN e para seu povo”, disse, lembrando que segue um orçamento realista para colocar em prática as metas do Governo.
O novo projeto do Governo para 2012 tem o nome de RN Maior.
Blog do Wallace
Nenhum comentário:
Postar um comentário