© Others
Começou, nesta segunda-feira (15), o trabalho de terraplenagem para construção da Arena das Dunas, em Natal. A arena, que sediará as partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 na cidade, ocupará o terreno do Machadão e do Ginásio Machadinho, que serão demolidos. A licença de demolição deverá ser expedida até o final da semana, assim como a licença de construção, que permitirá a continuidade das obras nas fases seguintes à terraplenagem.
A assinatura do contrato com a construtora responsável pelas obras foi realizada em 15 de abril deste ano. Em maio, o atual estádio Machadão e o ginásio Machadinho, a serem demolidos, foram transferidos para o poder estadual do Rio Grande do Norte. A partir de então, vêm sendo realizados estudos preliminares do projeto executivo da arena, das redes subterrâneas locais, além de levantamento topográfico, o que permitiu o início das obras nesta segunda-feira.
Com capacidade para receber até 42 mil pessoas, a Arena das Dunas terá estacionamento com 350 vagas, espaço de convivência, áreas para restaurantes, camarotes, salas VIP e espaço para eventos artísticos. Estima-se que as obras devem gerar cerca de 400 empregos diretos, além de outros postos indiretos.
O projeto da arena prevê ações de sustentabilidade ambiental. O material de concreto resultante da demolição do atual estádio e ginásio será reaproveitado. Captação de energia a partir de painéis solares e reaproveitamento da água também estão previstos. Em 17 de junho deste ano, o projeto foi registrado para obtenção do certificado de construção sustentável LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Segundo o secretário extraordinário de Natal para assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Demétrio Torres, as obras da Arena das Dunas estarão concluídas em dezembro de 2013. “Estamos com uma boa zona de conforto, todos os cronogramas estão totalmente dentro das expectativas”, afirmou o secretário.
Fonte:as de ouro
Nenhum comentário:
Postar um comentário