O instrutor do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Capitão Carvalho, esteve ministrando instruções aos alunos do Curso de Prevenção em Estádios (CPrevEst), entre eles dois oficiais do RN, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro de Guadalupe, no RJ. A disciplina de operações aéreas, incluída na grade curricular do CPrevEst, tem como objetivo abordar, de forma concisa e prática, noções para o emprego correto e seguro de aeronaves de asa rotativa em apoio a equipes de emergência em locais de grandes aglomerações de público, como é o caso de Estádios.
Durante a aula, os alunos do CPrevEst 2011 conheceram as principais características do helicóptero esquilo, teoria de vôo, partes que compõem a aeronave, critérios de segurança para embarque, desembarque, transporte de carga, pouso e decolagem, comunicação terra ar, procedimentos para situações de emergências, entre outras. Criado em 15 de fevereiro de 2004, o Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ utiliza em suas ações o helicóptero AS 350 Esquilo, de concepção francesa, com montagem realizada no sul de Minas Gerais. Devido as características operacionais e técnicas, o AS 350 Esquilo é classificado como aeronave multimissão.
Entre as ações de salvamento já realizadas pelo Grupamento, está o atendimento as vítimas do acidente ocorrido no dia 30 de dezembro de 2000, no Estádio São Januário, onde aos 23 minutos do primeiro tempo do jogo Vasco x São Caetano, final da Copa João Havelange, uma briga entre torcedores causou um empurra-empurra que resultou na queda de parte do alambrado junto às arquibancadas. Na confusão, cerca de 150 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade. A ação do helicóptero foi importante para a remoção dos torcedores mais graves. FONTE: JARBAS ROCHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário